Anúncios "in-feed"
Anúncios que aparecem em seu feed de notícias nas redes sociais (ou seja, seu feed do Facebook ou do Twitter)
Quando os "walled gardens" da pesquisa e das redes sociais não são suficientes, a publicidade nativa ajuda a direcionar o tráfego, o engajamento e as conversões na web aberta. Descubra do que se trata a publicidade nativa e por que a maioria dos profissionais de marketing em todo o mundo usa a publicidade nativa para aumentar seus resultados.
Comece agoraA publicidade nativa é uma forma de publicidade paga na qual os anúncios combinam com a aparência, a sensação e a função do formato de mídia em que aparecem. Eles se encaixam “nativamente” e perfeitamente na página da web.
Ao contrário dos banners ou anúncios "display", os anúncios nativos não se parecem realmente com anúncios, portanto, não interrompem a interação do usuário com a página. Esta é a chave para uma definição de publicidade nativa – os anúncios nativos expõem o leitor ao conteúdo promocional sem se destacar como um polegar dolorido.
Os anúncios nativos geralmente aparecem como conteúdo recomendado em sites, aparecendo abaixo ou ao lado do artigo que você acabou de ler. Eles também aparecem como anúncios “no feed”, como parte de seu feed de notícias em redes sociais, como Facebook ou Twitter. Outra forma que os anúncios nativos assumem são as listagens de pesquisa e promovidas que aparecem na parte superior dos resultados de pesquisa do Google ou na barra lateral.
Anúncios que aparecem em seu feed de notícias nas redes sociais (ou seja, seu feed do Facebook ou do Twitter)
Links de anúncios que aparecem na parte superior dos resultados de busca do Google ou na barra lateral
Artigos recomendados que aparecem abaixo do artigo que você acabou de ler, oferecidos por uma plataforma de descoberta de conteúdo (como a Outbrain!)
Os anúncios nativos não se parecem com anúncios, então você pode pensar que eles são difíceis de identificar. Talvez os leitores nem percebam que estão consumindo um anúncio pago, o que pode comprometer a neutralidade editorial da editora. Não tenha medo, pois os vigilantes do consumidor, como a FTC (Federal Trade Commission) e o IAB (Interactive Advertising Bureau), se esforçam para regular o uso de anúncios nativos para garantir que os consumidores não sejam enganados.
Embora os anúncios nativos se integrem perfeitamente à página da web, geralmente você pode ver que é um anúncio nativo por alguns sinais indicadores:
En 2025, la publicidad nativa a nivel mundial alcanzará un valor de 400.000 millones de dólares
Ainda assim, a melhor maneira de realmente entender o poder da publicidade nativa é vê-la em ação.
Até 2025, a publicidade nativa em todo o mundo atingirá um valor de US$ 400 bilhões. As maiores e menores marcas do mundo usam publicidade nativa como parte de sua caixa de ferramentas de marketing digital. E por que não, quando os "publishers" dos EUA dizem que a publicidade nativa é o segundo canal com melhor desempenho para campanhas de vídeo?
Ainda assim, a melhor maneira de realmente entender o poder da publicidade nativa é vê-la em ação.
Veja a Michelin, por exemplo. A empresa global de pneus obteve grande sucesso com anúncios nativos, superando até mesmo seus anúncios de mídia social. Além disso, eles reduziram o custo por visitante do site em 16%, enquanto aumentavam a qualidade do tráfego, gerando públicos interessados e engajados.
Saiba Mais o sucesso da Michelin com publicidade nativa
Quer ver os principais exemplos de publicidade nativa? Clique aqui
Os anúncios nativos são criados a partir de vários elementos de metadados, como título, imagem em miniatura ("thumbnail"), URL de conteúdo, texto de descrição e muito mais. Embora isso possa parecer complicado, criar anúncios nativos não é difícil, desde que você tenha clareza sobre o público-alvo, a mensagem e o objetivo da campanha nativa.
Os principais elementos que os profissionais de marketing precisam focar ao criar anúncios nativos são o título, a imagem e o conteúdo ao qual o anúncio será vinculado. Aqui estão algumas regras básicas para começar:
À medida que a adtechs se tornam mais sofisticadas, há muito mais formatos de anúncios nativos disponíveis para os anunciantes. Não são mais apenas anúncios padrão – hoje, os formatos de anúncios nativos incluem anúncios em carrossel, anúncios em vídeo outstream, anúncios em vídeo clique para assistir, anúncios de instalação de aplicativos para dispositivos móveis, anúncios sociais nativos… a lista continua.
Os anunciantes têm um controle significativo sobre o tipo de anúncio nativo que desejam veicular para o público-alvo e podem escolher o estilo que melhor atende à sua mensagem e aos clientes em potencial. Por exemplo, para marcas que desejam contar uma história convincente que gere conversões, um anúncio em vídeo clique para assistir com CTA incorporado é uma excelente escolha. As lojas de comércio eletrônico podem usar anúncios de carrossel nativos para exibir uma variedade de produtos. E os editores de aplicativos podem usar anúncios de instalação de aplicativos para dispositivos móveis, projetados especificamente para envolver usuários em potencial com anúncios para dispositivos móveis atraentes que geram downloads de aplicativos.
Para descobrir todas as possibilidades de formatos de anúncios nativos, visite a Smartads Gallery
A capacidade de dimensionar sua publicidade nativa enquanto segmenta os consumidores certos é possível com a Publicidade nativa programáticapublicidade nativa programática%s. Os leilões programáticos de inventário de anúncios nativos permitem que marcas e empresas otimizem o ROAS (retorno do investimento em publicidade) em tempo real e, quando os orçamentos são focados, isso pode fazer uma grande diferença para o sucesso da sua publicidade.
Nativo programático pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples, em princípio. Um usuário visita um site, criando espaço para uma impressão de anúncio. A Supply Side Platform (SSP) envia solicitações de lances em nome do editor. A Demand Side Platform (DSP) responde com métricas de metadados e lances em nome do anunciante. Com base nos metadados, o SSP seleciona o lance vencedor e configura instantaneamente o anúncio nativo por meio do design de modelo para se adequar ao site ou aplicativo. Todo esse processo ocorre em uma fração de segundo.
Os anunciantes podem escolher o DSP de sua preferência para monitorar o desempenho do anúncio e atingir seus KPIs, incluindo o próprio DSP nativo da Outbrain, Zemanta. Saiba mais sobre o que é publicidade programática e como ela funciona aqui.
Quando o poder do vídeo e da publicidade nativa se juntam, eles formam a base para uma solução de publicidade de funil completo forte e eficaz.
Os anúncios em vídeo nativos são veiculados aos leitores como parte do fluxo de sua experiência de navegação online. Ao ler um artigo ou rolar uma página da web, os anúncios em vídeo nativos chamam a atenção e o interesse oferecendo conteúdo relevante e interessante de maneira natural e não intrusiva. Formatos de vídeo nativos, como clique para assistir, exigem que o usuário opte por assistir ao vídeo, em vez de interromper sua navegação com um anúncio indesejado e irritante. Isso significa que os usuários estão preparados para descobrir o conteúdo do vídeo e seu estado de espírito está aberto para ouvir sua mensagem de anúncio.
Vamos dar uma olhada em como o vídeo nativo pode impulsionar seu funil em todas as etapas da jornada do cliente:
Por que os anunciantes adoram a publicidade nativa? Porque funciona. Aqui estão alguns dos benefícios da publicidade nativa desfrutados por profissionais de marketing em várias verticais:
Mais eficaz do que anúncios gráficos: os consumidores veem anúncios nativos 53% mais do que anúncios gráficos. Os anúncios nativos criam um aumento de 18% na intenção de compra, e o engajamento visual com anúncios nativos é o mesmo, e até um pouco maior, do que o conteúdo editorial original.
A fadiga do anúncio é o que acontece quando o público fica entediado ao ver anúncios. Depois de um tempo, eles simplesmente param de prestar atenção. Os anúncios nativos são a exposição da marca envolta em conteúdo editorial, para não cansar o público. Desde que o conteúdo seja relevante e interessante, a publicidade nativa engaja o público.
Los consumidores saben que los anuncios nativos son una forma de publicidad, ¡pero no les importa! En un estudio de la Universidad de Stanford, los investigadores descubrieron que la publicidad nativa no engaña a nadie. Los consumidores son muy conscientes de que están consumiendo una forma de publicidad y, sin embargo, los anuncios nativos aún tienen un efecto significativo en el comportamiento de compra.
Os consumidores sabem que anúncios nativos são uma forma de publicidade, mas não se importam! Em um estudo da Universidade de Stanford, pesquisadores descobriram que a publicidade nativa não engana ninguém. Os consumidores estão bem cientes de que estão visualizando uma forma de publicidade, no entanto, os anúncios nativos ainda têm um efeito significativo no comportamento de compra.
Veja como funciona a publicidade nativa:
Produza conteúdo original e de alta qualidade para o seu público em seu nicho.
Hospede o conteúdo online, como site, blog ou página de destino.
Execute uma campanha de publicidade nativa, visando públicos de alto potencial.
Os consumidores navegam na web e clicam em seu anúncio nativo. Isso os leva ao seu conteúdo.
Os consumidores leem seu conteúdo. Eles se interessam e podem até se tornar clientes.
Nos bastidores, há uma plataforma ou rede de adtech nativa avançada que faz parceria com sites de todo o mundo, fornecendo espaço em suas páginas editoriais para que os profissionais de marketing exibam anúncios nativos aos consumidores online.
Lembre-se, em sua essência, a publicidade nativa funciona com um princípio muito simples: as pessoas se envolvem e clicam no conteúdo que lhes interessa.
Quer saber mais sobre como o conteúdo nativo funciona e como envolver seu público?
Baixe o guiaA publicidade nativa é uma maneira acessível de marcas e empresas serem vistas em alguns dos principais sites de editores do mundo, como CNN, The Washington Post, Der Spiegel, Le Monde e muitos outros.